terça-feira, 8 de outubro de 2013

PERDA DE MEMÓRIA/ AMNÉSIA / ESQUECIMENTO

      A  perda de memória e memória enfraquecida podem ter várias origens, das quais as mais importantes são:
 
 A)  A perda de memória associada a lombalgia que piora com o frio, vertigens, zumbidos, insônia, boca e garganta secas, calor na palma das mãos , da região plantar dos pés e região precordial é consequente de Vazio do Shen-Yin (Rim -Yin) pode te origem nas doenças crônicas, fadigas excessivas principalmente a mental, emoções reprimidas do tipo tristeza ou medo, ou por perdas sanguíneas como  nas menstruações , abortamento, parto, traumas.
 A insuficiência do Shen-Yin (Rim -Yin) e a deficiência do Jing Shen não nutrem a medula espinal nem o "Mar de Medula"; o encéfalo; em consequência, manifesta-se com esquecimento que piora com os cansaços físico e mental. Com  a deficiência de Qi ( do Shen Qi - Energia dos Rins), o Xue (Sangue), no encéfalo, também fica deficiente, assim ocorre manifestações frequentes deastenia, letargia mental e a fuga dos pensamentos.
 
B) A perda de memória associada a palpitação, insônia, sonhos abundantes, anorexia, distensão abdominal, evacuação liquida, astenia metal é decorrência do vazio do Xin ( coração) com o vazio do Pi( baço-pâncreas ), que podem ser ocasionadas por doenças crônicas que consomem o Qi ou por hemorragias , excessos de agitação mental por problemas emocionais como preocupação excessiva, temor, medo ou angustia que exaurem o Xue (Sangue) do Xin(coração) e com isto afetam as funções energéticas de Pi (Baço/Pâncreas). O Xin(coração) circula o Xue( Sangue) e guarda a memória; estando os dois em vazio, o Shen Qui( Energia Mental) não é nutrido adequadamente e não consegue acessar a memória, que se torna gradativamente deficiente ou esquecida. YSAO YAMAMURA/MARCIA L. YAMAMURA